O documentário mais aguardado terá sua estreia amanhã, 13, na BBC iPlayer e BBC One.
Antes de seu documentário na BBC Three, Leigh-Anne conversa com Nikki Onafuye sobre ser a única garota negra em sua banda e sobre o racismo no Reino Unido.
“Na última turnê, me lembro de sair do palco e chorar na maioria das noites… e ficar tipo, ‘Por que me sinto assim? Por que sinto que ninguém gosta de mim? Posso muito bem não estar no palco.'”
Leigh-Anne Pinnock da Little Mix tem feito um documentário há mais de um ano sobre sua experiência como a única membro negra de sua banda. No filme, ela fala para outras pessoas – incluindo outros músicos – sobre o racismo na indústria da música. Falei com ela em um estúdio silencioso no leste de Londres.
“A falta de diversidade é vergonhosa”, diz a cantora de Shout Out to My Ex sobre a indústria da mídia em geral, antes de seu documentário Leigh-Anne: Race, Pop & Power, da BBC Three. “Então, acho que posso… ser uma aliada, então é isso que eu quero fazer.“
“Todos nós sabemos que o racismo é uma questão terrível e massiva neste país e eu realmente queria me aprofundar nisso.“
“Foi importante para alguém como eu fazer algo assim porque eu tenho uma base de fãs predominantemente branca e as pessoas que sinto que poderia alcançar fazendo este documentário são enormes. Por que eu não me colocaria lá e faria isso?”
Embora o racismo seja o assunto do documentário, Leigh-Anne também toca no colorismo – quando uma pessoa de pele mais clara é preferida a uma pessoa de pele mais escura devido à tonalidade de sua pele.
Leigh-Anne diz: “Eu queria usar minha voz para falar sobre o colorismo porque estou muito ciente de como isso é horrível e é apenas algo que precisa ser falado.“
“Eu conheço meu privilégio e o abordo no documentário. O que abordo é que sei que se eu fosse um pouco mais escura não estaria na banda. é verdade.“
“Sabemos que não há mulheres de pele escura o suficiente sendo representadas, então isso era algo que eu realmente sentia que precisava falar.”
Ela acrescenta: “Eu queria falar sobre minhas experiências e como me senti na banda, sendo a garota negra na banda e as pessoas me identificando como a garota negra. Eu realmente queria explorar por que me senti tão esquecida, tão sombria e foi por causa da minha cor.“
“Mas também, eu queria poder ouvir outras mulheres negras sobre suas experiências.”
No documentário, Leigh-Anne fala com estrelas pop britânicas negras, incluindo Keisha Buchanan de Sugababes, a ex-concorrente do X Factor Alexandra Burke e os cantores e compositores Raye e NAO.
Alexandra se lembrou de quando lhe disseram que era “muito negra para estar na indústria”.
Disseram a ela: “Você precisa clarear a pele porque não vai vender nenhum disco.”
“É isso que às vezes me faz sentir que não quero estar nesta indústria”, diz ela. “Eles tiraram minha confiança tanto que eu não poderia ser eu.”
NAO falou sobre as pessoas não saberem que o racismo acontece de várias maneiras. Ela diz no documentário: “As pessoas não percebem que têm pensamentos racistas. Elas foram condicionadas a dizer: ‘Preto não é bonito’.”
No filme, Leigh-Anne começa a ouvir suas experiências.
“Foi o momento mais impressionante do documentário”, diz Leigh-Anne. “Ser capaz de estar em uma sala com essas mulheres incríveis que passaram por coisas tão devastadoras a ver com raça.”
“Foi inspirador ouvi-las se abrindo e me inspirou a me abrir mais e apagou aquela sensação de não estar sozinha. Foi interessante também porque todos nós tivemos experiências tão diferentes.”
“Eu realmente pensei que teria experiências semelhantes a Keisha sendo a única garota negra em seu grupo também, mas a dela era completamente diferente da minha.”
Enquanto a conversa entre as cantoras pop, Keisha explicou a Leigh-Anne que “quanto mais mestiço você parecer, mais aceitável você será para o público, mais você parecerá branco”.
Outro momento importante do documentário é quando Leigh-Anne, pela primeira vez, se abre sobre a identificação como negra.
“Isso é uma coisa muito pessoal, não é: ‘Como você se identifica?’”, Diz ela.
“Eu me identifico como negra. Tenho dois pais mestiços”, diz ela, acrescentando que foi criada em uma família caribenha como seus pais.
“Por isso, sempre me identifiquei como negra enquanto crescia.
Eu sinto que fui identificada como negra aos olhos do público também. O público me chamaria de ‘garota negra’ em Little Mix e era isso que eu era e era minha dona, mas é uma coisa muito pessoal de se dizer.”
“Acho que é difícil para mim responder a essa pergunta porque fico com medo de ofender as pessoas como uma pessoa mestiça dizendo que me identifico como negra porque sei o quão ruim é o colorismo e como as pessoas de pele escura não são representadas o suficiente na mídia em tudo.”
“Eu entendo a frustração de eu dizer que me identifico como negra quando sou evidentemente mais clara.”
No documentário, Leigh-Anne também fala com seu noivo, o jogador de futebol Andre Gray, sobre seus tweets coloristas anteriores.
Depois que Leigh-Anne o questiona sobre por que escreveu os tweets, ele diz no filme: “Isso é o que acontece quando vocês são crianças, você se torna um produto do seu ambiente. Portanto, o que quer que esteja por perto todos os dias – e você não é educado sobre isso ou exposto por que está errado – então meio que pega.”
“Não há desculpa para isso. Quando tudo saiu, eu fiquei constrangido, envergonhado, desapontado, mas ao mesmo tempo eu tinha que ser um homem sobre isso.
Eu cometi esse erro e aprendi e me eduquei e cresci para entender o quão ofensivo e errado era o que eu fazia.”
“Esses tweets foram incrivelmente ofensivos e para eu fazer um documentário abordando o colorismo, eu tinha que falar sobre isso e Andre tinha que falar sobre isso”, acrescenta Leigh-Anne.
Em 2019, quando o documentário foi anunciado com o título provisório “Colourism and Race”, Leigh-Anne enfrentou muitas reações negativas das pessoas nas redes sociais, com pessoas a questionarem se, sendo uma mulher de pele clara, ela era a pessoa certa para apresentar o filme.
Um tweet disse: “Leigh Anne é clara para caramba. Ela é racializada, mas por que ela está apresentando um documentário de colorismo a menos que esteja em uma jornada para aprender sobre como ela se beneficia disso?”
Outro disse: “Se o documentário da Leigh-Anne não destacar o fato do colorismo afetar mais as mulheres de pele mais escura. Ela pode ficar com ele.”
Em resposta a essas críticas, Leigh-Anne explica: “Eu meio que gostaria que não tivéssemos usado esse maldito título provisório agora. Eu queria amplificar suas vozes e falar sobre colorismo.“
“Eu queria falar sobre racismo, mas sabia que o colorismo é um assunto tão grande que definitivamente não é falado o suficiente. Eu queria trazê-lo à luz e falar sobre ele em uma mídia aberta.“
“Ouvir os comentários foi muito doloroso porque comecei a me questionar, tipo, ‘Eu sou a pessoa certa para fazer isso? Eu assumi o lugar de outra pessoa?’ Foi definitivamente difícil ver esses comentários e me machucou mais vindo da comunidade negra questionando se eu era a pessoa certa para isso.“
“Depois de me questionar, pensei: ‘Não’, porque também estou falando sobre minhas experiências e prefiro usar minha plataforma para alcançar milhões de pessoas do que não fazer nada.”
No filme, Leigh-Anne pode ser vista marchando em alguns dos protestos Black Lives Matter do ano passado e ela explica como pretende continuar fazendo campanha contra o racismo, inclusive na indústria da música.
De acordo com o órgão comercial UK Music, houve um aumento significativo no número de funcionários negros, asiáticos e de minorias étnicas na indústria da música desde 2016 – mas essa representação é pior em cargos executivos com salários mais altos.
“Decidimos fazer o Black Fund basicamente para criar e fazer um pote de dinheiro para doar a instituições de caridade negras e ajudar a comunidade negra”, diz ela.
“Os negros devem se sentir abertos e devem se sentir livres para entrar em seu local de trabalho e se você não achar que é diversificado o suficiente ou se houver um problema e você não sentir que é tratado com justiça por causa da cor de seu pele, você deve ser capaz de dizer isso e não ser evitado, não ser negligenciado ou levado a sério.“
“Você não pode simplesmente pegar pedaços da cultura e não dar oportunidades aos negros. Eu quero ver mais diversidade e quero ver as pessoas ativamente fazendo uma mudança e não apenas falando sobre isso.”
“No início desta jornada, eu definitivamente não tinha tanta confiança quanto agora”, diz Leigh-Anne, ficando visivelmente mais relaxada ao longo de nossa conversa. “Eu sinto que não acredito em mim o suficiente e isso é devido a todos aqueles anos me sentindo tão esquecida e me sentindo como a invisível.”
“Mas eu acho que agora, falar e contar ao mundo minhas experiências e ouvir outras pessoas se relacionarem comigo e ouvir as histórias de outras pessoas, ajuda. Até mesmo garotas de outras bandas femininas – Normani me procurou quando lancei meu vídeo sobre minhas experiências e me fez sentir como se não estivesse sozinha.“
“Agora posso possuir meu poder e posso estar confiante em mim mesma. Perdi muito tempo sem me sentir assim e ficando ansiosa antes das apresentações e em encontros de fãs e pensando que não teria a mesma reação que as outras garotas.”
Por fim, ela diz: “Gostaria de não ter perdido tanto tempo me preocupando com isso e gostaria de ter podido apenas possuí-la, mas sabe de uma coisa? Todos nós aprendemos e todos nós seguimos nossas próprias jornadas.”
“Ainda estou aprendendo. Estamos todos aprendendo. Vamos tropeçar e aprender com isso.”
Fonte: BBC Three | Tradução e Adaptação: Leigh-Anne Pinnock Brasil